Matemática
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trigonometria no triângulo retângulo

+10
Vitor Matheus Martins
Mariana Menis
Caroline Mara da Silva
caroline carvalho
milene lara
vitor bichof
Matheus Eduardo
Luan Balieiro
Leonardo Rastelli
Admin
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Respondendo...

Mensagem  Leonardo Rastelli Sáb Mar 26, 2011 6:38 pm

Luan Balieiro escreveu:Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Trianguloretangulo2.th

No meu ponto de vista, essa é a representação da imagem da primeira questão.
Obs: os pontos vermelhos representam a escada (30 metros). Não ficou reto, mas é apenas uma forma de representação.

Quem discordar, ou saber uma outra forma, por favor, não deixem de postar.
Obrigado! lol! Wink

É, está perfeito Luan, parabéns, continue assim. Esta é sim, uma verdadeira representação da imagem, tudo bem, não ficou perfeito, mas foi uma ótima tentativa.

Se eu estiver errado, por favor, comentem.

Obrigado. Basketball


Última edição por Leonardo Rastelli em Dom Mar 27, 2011 3:43 pm, editado 1 vez(es)

Leonardo Rastelli

Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 28
Localização : Fernandópolis

http://http:\\www.leonardorastelli.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Luan Balieiro Sáb Mar 26, 2011 6:44 pm

Leonardo Rastelli escreveu:Queria saber se tem algum jeito de descobrir a hipotenusa com o Teorema de Pitágoras.
Por favor, se tiver este jeito, comentem, pois eu acho que já sei a resposta de tudo isto.

Obrigado, desde já.
Smile

Bom, eu também gostaria de saber de algum jeito utilizando o Teorema de Pitágoras. Quem souber, por favor não deixem de comentar e postar uma representação dessa pergunta.
Obrigado! rabbit

Luan Balieiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Fernandópolis - SP

http://www.luaantarlau.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty respondendo a 2 ª etapa ...

Mensagem  Luan Balieiro Dom Mar 27, 2011 7:32 pm

Quais são as razões trigonométricas no triângulo retângulo? Do que dependem essas razões: do triângulo retângulo ou do ângulo agudo considerado?

As razões trigonométricas no triângulo retângulo = seno (Sen), cosseno (Cos) e tangente (Tg).
Bom, estou indeciso com a segunda questão, mas, vou deduzir o que eu acho.
Acho que essas razões podem depender tanto das duas afirmações propostas; pois as funções trigonométricas podem ser definidas não só para ângulos reais como também para ângulos que são complexos, envolvendo todas as medidas.

Acho que a minha segunda resposta não está correta, mas quem souber, por favor corrijam e opinem.
obs: não deixem de comentar também a pergunta que envolve o Teorema de Pitágoras logo acima.

Obrigado! *-*


Luan Balieiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Fernandópolis - SP

http://www.luaantarlau.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  caroline carvalho Dom Mar 27, 2011 8:25 pm

Os bombeiros foram chamados a fazerem um resgate de uma pessoa em um apartamento de 20 metros de altura em um prédio em chamas. Sabe-se que a escada do caminhão de bombeiros pode estender-se até um comprimento máximo de 30 m, quando é levantada a um ângulo máximo de 60º. A altura que a escada poderá alcançar será suficiente para o salvamento da pessoa?

Sim,pois o apartamento é de 20 metros e a escada dos bombeiros é 30 metros então vai sim alcançar o salvamento da pessoa e também porque o ângulo é de 60°.
Minha opnião

caroline carvalho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Caroline Mara da Silva Seg Mar 28, 2011 4:36 pm

Luan Balieiro escreveu:Os bombeiros foram chamados a fazerem um resgate de uma pessoa em um apartamento de 20 metros de altura em um prédio em chamas. Sabe-se que a escada do caminhão de bombeiros pode estender-se até um comprimento máximo de 30 m, quando é levantada a um ângulo máximo de 60º. A altura que a escada poderá alcançar será suficiente para o salvamento da pessoa?
R: Bom, tenho uma idéia sobre essa resposta, mas não uma certeza concreta. Quem souber, por favor, comente a minha resposta.
Acho que a altura que a escada poderá alcançar será suficiente sim para o salvamento da pessoa, pois o comprimento máximo da escada é maior do que a altura do prédio, sendo assim, a escada possui uma proporção maior do que a altura do prédio em questão, quando é levantada no ângulo de 60º.

Quem tiver uma outra idéia, fique a vontade em comentar a minha resposta.
Obrigado!

Sim, concordo com vc Luan,será possivel sim ter o salvamento das pessoas do prédio,pois o prédio tem 20 metros e a escada tem 30 metros e quando levantada no ângulo de 60º Very Happy

Caroline Mara da Silva

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Triângulo Retângulo

Mensagem  Mariana Menis Seg Mar 28, 2011 6:45 pm

Bom, eu concordo com que o Luan e os demais postaram, pois se a escada mede 30m e a altura do prédio é de 20,fica um pouco obvio sobre o resultado.
Eu também tenho uma duvida sobre a questão: Com a curvatura que a escada irá fazer (hipotenusa), existe alguma chance de o comprimento ser alterado perante o tamanho do prédio?

Obrigado pela atenção, espero respostas; fiquem a vontade para comentar Wink

Mariana Menis

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Leonardo Rastelli Seg Mar 28, 2011 11:04 pm

Mariana Menis escreveu:Bom, eu concordo com que o Luan e os demais postaram, pois se a escada mede 30m e a altura do prédio é de 20,fica um pouco obvio sobre o resultado.
Eu também tenho uma duvida sobre a questão: Com a curvatura que a escada irá fazer (hipotenusa), existe alguma chance de o comprimento ser alterado perante o tamanho do prédio?

Obrigado pela atenção, espero respostas; fiquem a vontade para comentar Wink

Mariana, pelo meu ponto de vista, existe uma chance sim do comprimento ser alterado, pois a escada é maior do que o prédio.

Obrigado!

Leonardo Rastelli

Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 28
Localização : Fernandópolis

http://http:\\www.leonardorastelli.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Questionando a pergunta...

Mensagem  Luan Balieiro Seg Mar 28, 2011 11:42 pm

Com a curvatura que a escada irá fazer (hipotenusa), existe alguma chance de o comprimento ser alterado perante o tamanho do prédio?

Bom Mariana, acho que essa questão é um pouca lógica; pois basta perceber e ter a percepção de que o comprimento da escada é maior do que o prédio, e assim, o comprimento não será alterado devido a questão do tamanho maior que a escada é.

Olhe o meu desenho nas postagens acima. Bom, eu representei a escada através de pontos vermelhos, assim, apresentando o seu tamanho maior perante o prédio.

Espero ter ajudado, e se alguém tiver uma outra opinião, postem! cheers

Luan Balieiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Fernandópolis - SP

http://www.luaantarlau.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty trigonometria

Mensagem  milene lara Ter Mar 29, 2011 2:38 pm

Bom a imagem que o Luan colocou representando a situação para mim esta certa.

milene lara

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Matheus Eduardo Ter Mar 29, 2011 7:19 pm

milene lara escreveu:Bom a imagem que o Luan colocou representando a situação para mim esta certa.

Concor com a minha amiga Milene Very Happy Ficou legal...

Matheus Eduardo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Dúvida...

Mensagem  Luan Balieiro Qua Mar 30, 2011 1:33 pm

Bom gente, pode até ser uma dúvida boba mas eu gostaria de saber sobre a PA envolvendo o triângulo retângulo.
A PA (Progressão Aritmética) é denominada como: crescente, constante e decrescente; e com base nisso os lados de um triângulo retângulo, necessariamente forma uma PA crescente?
Bom, acredito eu que sim. Agora gostaria de obter mais respostas sobre isso.
Obrigado!


Luan Balieiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Fernandópolis - SP

http://www.luaantarlau.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Vitor Matheus Martins Qua Mar 30, 2011 10:05 pm

Colocando a escada no prédio, o triângulo que será visto, vai ser o triângulo retângulo, porque o prédio possui uma parte vertical, então a escala ficando escorada no mesmo, vai se tornar uma diagonal (no caso a hipotenusa).
Sim, eu concordo, pois quando a escada é escorada na parte vertical do prédio, ela ficara na mesma parte, assim, tornando-se a hipotenusa, e apresentando um Triângulo Retângulo, que é o tipo de triângulo ao ser visto.

Eu acredito que a altura que a escada vai poder alcançar vai ser suficiente para o salvamento da pessoa, porque o comprimento máximo da escada é maior do que a altura do prédio, sendo assim, a escada tem uma proporção maior do que a altura do prédio em questão, quando é levantada no ângulo de 60º.

Sim, vai ser possivel salvar a pessoa porque o apartamento é de 20 m e a escada 30 se ela é levantada no anglo maximo 60° vai alcançar.
O triângulo que vai ser visto é um triangulo retângulo.
o lado do triângulo é a hipotenusa.

A altura que a escada iria alcançar iria ser o lado da hipotenusa, que se encontra na diagonal do triângulo retângulo.
na minha opinião vai ser possível salvar as pessoas pois o prédio esta na vertical e a escada possui 30 metros com isso ira formar um angulo de 60º e o lado vai ser a hipotenusa.
Very Happy

Vitor Matheus Martins

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Tiago Araujo Qua Mar 30, 2011 10:23 pm

Matheus Eduardo escreveu:
milene lara escreveu:Bom a imagem que o Luan colocou representando a situação para mim esta certa.

Concor com a minha amiga Milene Very Happy Ficou legal...

Concordo com vocês, pra mim também certo... Very Happy

Tiago Araujo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Matheus Eduardo Qua Mar 30, 2011 11:39 pm

Luan Balieiro escreveu:Bom gente, pode até ser uma dúvida boba mas eu gostaria de saber sobre a PA envolvendo o triângulo retângulo.
A PA (Progressão Aritmética) é denominada como: crescente, constante e decrescente; e com base nisso os lados de um triângulo retângulo, necessariamente forma uma PA crescente?
Bom, acredito eu que sim. Agora gostaria de obter mais respostas sobre isso.
Obrigado!



Bom Luan, pra falar verdade, eu não entendi sua pergunta
Tem como postar de novo, mas de uma forma diferente
Quem sabe ai eu posso te ajudar
Mas quem entendeu gente ...
Pode comentar Very Happy

Matheus Eduardo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Admin Qui Mar 31, 2011 7:45 am

Luan Balieiro escreveu:
Leonardo Rastelli escreveu:
Matheus Eduardo escreveu:Milene, Se eu estiver certo a hipotenusa é a escada, o cateto adjacente seria a parte de baixo do triângulo, já cateto oposto no caso seria a parede do prédio
Very Happy [b]

Mateus, no caso que voce disse, que "o cateto adjacente seria a parte de baixo do triângulo", no caso esta parte de baixo seria o piso de frente ao prédio?
Pelo menos foi o que entendí!!!

Corrigam se estiver errado, por favor!


Bom Mateus, na parte em que você disse que a hipotenusa é a escada eu concordo, pois ela se encontraria na diagonal do triângulo. Mas a parte em que você afirma que o "cateto adjacente seria a parte de baixo do triângulo", acho que você se refere a parte inferior da figura, onde normalmente o cateto adjacente é encontrado.

Bom, eu entendi por este modo.
Quem estiver entendido corretamente a afirmação, por favor, não deixem de postar suas idéias.
Obrigado!

lol!
Luan, triângulo não possui diagonal. Já falamos sobre isso em sala de aula e também num post meu anterior.
Abraços
Rosana

Admin
Admin

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/03/2011

https://cafaro-mat-2em.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Esclarecendo ...

Mensagem  Luan Balieiro Qui Mar 31, 2011 1:07 pm

Matheus Eduardo escreveu:
Luan Balieiro escreveu:Bom gente, pode até ser uma dúvida boba mas eu gostaria de saber sobre a PA envolvendo o triângulo retângulo.
A PA (Progressão Aritmética) é denominada como: crescente, constante e decrescente; e com base nisso os lados de um triângulo retângulo, necessariamente forma uma PA crescente?
Bom, acredito eu que sim. Agora gostaria de obter mais respostas sobre isso.
Obrigado!



Bom Luan, pra falar verdade, eu não entendi sua pergunta
Tem como postar de novo, mas de uma forma diferente
Quem sabe ai eu posso te ajudar
Mas quem entendeu gente ...
Pode comentar Very Happy

Olha Matheus ... vou tentar deixar mais claro para você a questão:
Só Gostaria de saber se os valores dos lados do triângulo retângulo precisam ser sempre crescente, ou seja, sempre aumentam, ou também se eles podem ser constante (iguais) ou decrescente (diminuição).
bom, quem souber comente ...
espero ter ajudado você Matheus! Very Happy

Luan Balieiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Fernandópolis - SP

http://www.luaantarlau.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Luan Balieiro Qui Mar 31, 2011 1:38 pm

Admin escreveu:
Luan Balieiro escreveu:
Leonardo Rastelli escreveu:
Matheus Eduardo escreveu:Milene, Se eu estiver certo a hipotenusa é a escada, o cateto adjacente seria a parte de baixo do triângulo, já cateto oposto no caso seria a parede do prédio
Very Happy [b]

Mateus, no caso que voce disse, que "o cateto adjacente seria a parte de baixo do triângulo", no caso esta parte de baixo seria o piso de frente ao prédio?
Pelo menos foi o que entendí!!!

Corrigam se estiver errado, por favor!


Bom Mateus, na parte em que você disse que a hipotenusa é a escada eu concordo, pois ela se encontraria na diagonal do triângulo. Mas a parte em que você afirma que o "cateto adjacente seria a parte de baixo do triângulo", acho que você se refere a parte inferior da figura, onde normalmente o cateto adjacente é encontrado.

Bom, eu entendi por este modo.
Quem estiver entendido corretamente a afirmação, por favor, não deixem de postar suas idéias.
Obrigado!

lol!
Luan, triângulo não possui diagonal. Já falamos sobre isso em sala de aula e também num post meu anterior.
Abraços
Rosana


Ok professora ...
Agora ficou claro.
Obrigado! Very Happy

Luan Balieiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2011
Localização : Fernandópolis - SP

http://www.luaantarlau.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Respostas

Mensagem  kethelin garcia Dom Abr 03, 2011 2:24 pm

•A altura que a escada poderá alcançar será suficiente para o salvamento da pessoa?
Sim a altura da escada alcançará o topo do prédio, pois colocando a escada em uma inclinação de 60º sua altura chega a 30metros, o prédio tem apenas 20m de altura, assim o lado maior do triângulo ultrapassaria o tamanho do prédio.


•Ao colocar a escada encostada no prédio, que tipo de triângulo pode ser visualizado?
Colocando a escada encostada no prédio, iremos visualizar um triângulo retângulo, pois o triângulo, vai ter uma hipotenusa, um cateto adjacente e um cateto oposto. O chão vai fazer angulo com o cateto oposto formando assim um triângulo com um vértice de 90º (Triângulo Retângulo),
Very Happy


•A altura que a escada alcançaria seria qual lado do triângulo?
A altura da escada seria representado pelo cateto oposto do triângulo retângulo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Trianguloretangulo

•A distância da escada à parede do prédio, qual lado seria do triângulo?
A distância da parede ao prédio seria representado pelo cateto adjacente como mostra a figura da pergunta anterior.

•E a escada seria qual lado?
A escada seria a Hipotenusa do triângulo.

•E o ângulo de 60º onde seria?
O ângulo de 60º seria entre o chão e a hipotenusa, formando uma inclinação de 60º.

kethelin garcia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty trigonometria

Mensagem  milene lara Qua Abr 06, 2011 2:15 pm

nao estou condeguindo colocar a imagem.

milene lara

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Dúvida

Mensagem  Wesley Valero Qua Abr 06, 2011 6:25 pm

Admin escreveu:
1ª Etapa
Os bombeiros foram chamados a fazerem um resgate de uma pessoa em um apartamento de 20 metros de altura em um prédio em chamas. Sabe-se que a escada do caminhão de bombeiros pode estender-se até um comprimento máximo de 30 m, quando é levantada a um ângulo máximo de 60º. A altura que a escada poderá alcançar será suficiente para o salvamento da pessoa?

Professora não estou conseguindo entender, não deveria ter uma distância do caminhão em relação ao prédio e outra distância do escada em relação ao chão (Altura do Caminhão), por favor me ajude, ahh a senhora tem pelo menos o nome da fórmula que calcula esse problema, eu vi os três link's e não consegui achar. Obrigado

Wesley Valero

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Resposta

Mensagem  Wesley Valero Qua Abr 06, 2011 6:47 pm

Admin escreveu:
• Ao colocar a escada encostada no prédio, que tipo de triângulo pode ser visualizado?

Ao colocar a escada encostada no prédio, o triângulo que pode ser visualizado é o Triângulo Retângulo:


Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Tri%20ret%C3%A2ngulo

Wesley Valero

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Resposta

Mensagem  Wesley Valero Qua Abr 06, 2011 7:08 pm

Admin escreveu:
• A altura que a escada alcançaria seria qual lado do triângulo?

A altura que a escada alcançaria seria representado pelo Cateto Oposto no Triângulo Retângulo.


Última edição por Wesley Valero em Qua Abr 06, 2011 7:20 pm, editado 1 vez(es)

Wesley Valero

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Resposta

Mensagem  Wesley Valero Qua Abr 06, 2011 7:17 pm

Admin escreveu:• A distância da escada à parede do prédio, qual lado seria do triângulo?

A distância da escada à parede do prédio seria representado pelo Cateto Adjacente no Triângulo Retângulo.


Última edição por Wesley Valero em Qua Abr 06, 2011 7:21 pm, editado 1 vez(es)

Wesley Valero

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Resposta

Mensagem  Wesley Valero Qua Abr 06, 2011 7:19 pm

Admin escreveu:• E a escada seria qual lado?

A escada seria representada pela Hipotenusa no Triângulo Retângulo.

Wesley Valero

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Opinião

Mensagem  Wesley Valero Qua Abr 06, 2011 7:27 pm

Luan Balieiro escreveu:A altura que a escada alcançaria seria qual lado do triângulo?
R: A altura que a escada alcançaria seria o lado da hipotenusa, que se encontra na diagonal do triângulo retângulo.

Luan eu discordo plenamente desse seu post, pois a altura que a escada alcançaria não seria a hipotenusa, pois a hipotenusa seria a própria escada, a altura seria o Cateto Oposto.

Estou aberto a discórdias!

Wesley Valero

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo - Página 2 Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos